A Secretaria de Assistência Social de São Caetano promoveu, nos três dias da Festa do Padroeiro, ações de combate e enfrentamento ao trabalho infantil.
O trabalho foi realizado por servidores do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Cras e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (scfv), distribuindo panfletos informativos, colando praguinhas e fotografando artistas e convidados com a plaquinha #chegadetrabalhoinfantil.
Em campo a ação envolveu também a abordagem de crianças e adolescentes em situação de trabalho, com auxílio da equipe (assistente social, psicóloga e pedagoga) e plantão do Conselho Tutelar.
Além disso foi criado um espaço lúdico próximo à festa, com brinquedos, jogos e atividades para ocupar essas crianças e adolescentes; tudo feito com acompanhamento de orientadores sociais.
O trabalho começou mesmo antes da festa, reunindo os barraqueiros e gasoseiros para orientá-los sobre a proibição do trabalho infantil e de bebidas alcoólicas a menores de dezoito anos. Também foram distribuídos aventais com a marca da campanha.
A organização foi das coordenadoras Janaina Santana (Creas) e Ana Patrícia (Peti).