Neste início de outubro a Prefeitura de São Caetano abriu as portas de mais um prédio a serviço da Secretaria de Assistência Social.
Desta vez a comunidade beneficiada foi a Rua José Ramos, que agora conta com espaço requalificado para funcionamento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
A nova unidade oferece um serviço da Proteção Social Básica do SUAS que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias, realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).
O SCFV realiza atendimentos em grupo, incluindo atividades como:Orientação social com as orientadoras Edileuza Maria da Silva e Maria Betânia da Silva;
Artísticas e culturais: Tarcilo Silva (Dança Popular), Wellington Humberto (Percussão), Edson Marlon (Capoeira), José Roberto (Atividades Esportivas e Zumba), Sandreany Maria (Oficina de Perna de Pau).
É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.
O serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários.
Os usuários do SCFV são organizados em grupos, a partir de faixas etárias ou intergeracionais:

• Crianças até 6 anos;
• Crianças e adolescentes de 6 a 15 anos;
• Adolescentes de 15 a 17 anos;
• Jovens de 18 a 29 anos;
• Adultos de 30 a 59 anos;
• Pessoas Idosas.
Atualmente são atendidas 20 crianças e 40 idosos.