Duas estudantes de São Caetano foram destaque na Olimpiada Nacional de Ciências (ONC) 2019, conquistando menção honrosa após participar, juntamente com alunos de todo Brasil, da segunda fase da competição.

Uma das homenageadas é a estudante Cosma Rayane, da Escola João Almeida Lima, no Distrito de Tapiraim. Ela foi inscrita e preparada pela professora Jéssica Maciel, com auxílio da gestora Maria de Fátima e da coordenadora pedagógica, Jusceliny Santos. Um orgulho para o nosso município!
Menção Honrosa também para a jovem Josefa Laiz, estudante do 9°ano da Escola Municipal Manoel Joaquim dos Santos, na Vila de Santa Luzia. Ela vem sendo orientada pelo professor de Ciências Ivan Márcio, sob supervisão pedagógica de Rafaela Gomes e gestão de Fátima Alcibele.
A cerimônia de premiação será no próximo dia 28 de novembro, em São Paulo.
A conquista é fruto de um trabalho estratégico da Prefeitura, focado no desenvolvimento de nossos alunos, através da Secretaria de Educação e do CEFOP. E as alunas Josefa Laiz e Cosma Rayane representam uma amostra dessa evolução nas escolas da nossa Rede Municipal de Ensino, entre tantos outros que têm se destacado dentro e fora do ambiente escolar. “É a certeza de que o caminho está na educação e na busca de cada um dos estudantes por novas oportunidades de aprendizagem”, completou a gestora Alcibele.

UM ESTÍMULO À EDUCAÇÃO

A “ONC” Olimpíada Nacional de Ciências é uma prova promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia inovação e comunicação que tem como um dos seus objetivos espertar e estimular o interesse dos alunos pelo estudo das ciências. As provas da ONC contemplaram as disciplinas de física, química, biologia e astronomia.
Realizadas anualmente, as provas buscam aferir o conhecimento integrado dos participantes nessas disciplinas, via resolução de problemas. Podem participar estudantes regularmente matriculados na rede pública ou privada no 9º ano do Ensino Fundamental e nas 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio e estudantes da 4ª série do Ensino Técnico e que não tenham ingressado em curso superior.