Numa ação articulada pela coordenação da Atenção Básica e apoio do NASF (Núcleo de Assistência à Saúde da Família) e da Vigilância em Saúde a Secretaria de Saúde reuniu profissionais das UBSs em escolas municipais dos distritos de Maniçoba, Santa Luzia e Tapiraim para examinar a pele de todas as crianças e adolescentes de 5 à 14 anos, para prevenção e tratamento da hanseníase.

A equipe foi formada por enfermeiro, médico, dentista, técnico de enfermagem, auxiliar de dentista e ACS, que realizaram também o tratamento contra a verminose, inclusive com medicação imediata.

De acordo com a coordenadora da Atenção Básica, Ana Paula Barros, historicamente São Caetano tem um alto número de pacientes com hanseníase e sempre está aparecendo casos novos em jovens e adultos. "Nós desenvolvemos esta ação na intensão de informar e divulgar sobre a doença e identificar os casos aidna no início, onde a cura é de 100%, sem seqüelas", explicou.

O mesmo trabalho foi realizado também na escola do bairro Vicente Cordeiro e na Sinzenando Leite de Macedo. Já o tratamento de vermes deverá contemplar também estudantes das escolas Pereira Carneiro, Escola Socorro Braga e Colégio Municipal Carmelita Gomes da Silva, também com idades entre 5 e 14 anos. A ação deverá ser concluída até o final desta semana.