A Prefeitura de São Caetano orienta aos proprietários de imóveis que ainda não receberam o carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para que solicitem o mesmo no Departamento de Tributação da Prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

DATA PARA PAGAMENTO COM DESCONTO VAI ATÉ 30 DE JUNHO

Para agilizar o serviço o solicitante deve apresentar o boleto do ano passado ou comprovante de residência, bem como Identidade e CPF do proprietário. É importante ressaltar que o primeiro vencimento será no dia 30 de junho, sendo assim, é necessário fazer a retirada antes desta data, a tempo de aproveitar o desconto de 10% e evitar a cobrança de juros e multa.
Endereço não encontrado ou qualquer alteração de dados dos destinatários, bem como não identificação do número do imóvel são alguns dos motivos da devolução dos carnês à Prefeitura, por isso é importante manter as informações sempre atualizadas.
Quem optar pelo pagamento à vista terá 10% de desconto na cota única, porém, também há opção de parcelamento em até cinco vezes, dependendo do valor. O pagamento poderá ser feito nas agências banco do Brasil, Caixa Econômica ou em casas lotéricas. No entanto, após o vencimento é necessário atualizar a segunda via do boleto no departamento de Tributos da Prefeitura.
“O valor arrecadado é considerado de grande importância para o funcionamento da máquina pública, sendo aplicado em serviços como saúde, educação e infraestrutura. E para quem não estiver com o IPTU em dia existem várias formas de negociação para se adequar ao orçamento do contribuinte. Para negociar as pendências basta comparecer ao Departamento de Tributação e fazer uma simulação”, explica o diretor de Tributos, Vinícius Novacosque.
Outro pagamento que deve ser regularizado é a Taxa de Localização de Funcionamento (TLF). Este imposto é cobrado sobre a localização, instalação e funcionamento de empresas (Alvarás), sendo obrigatório para o funcionamento de estabelecimentos comerciais, industriais, prestação de serviço e similares. Quem estiver em débito também pode negociar para regularizar a situação.
Dúvidas e outros esclarecimentos podem ser tiradas no setor de tributação, no prédio prefeitura.